Fauna


Fauna

          Fauna: Adaptações
Preá, soin, corrupião, onça-parda, tamanduá-mirim e asa-branca, são alguns dos animais que vivem na Caatinga. Mas a fauna é muito mais abrangente: já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes, que são conhecidas até hoje no bioma.



A fauna é rica, com 148 espécies de mamíferos, das quais dez são endêmicas.
Entre as 348 espécies de aves, quinze são endêmicas e
20 encontram-se ameaçadas de extinção.




O vídeo fala sobre  algumas animais  da fauna brasileira que viver na caatinga.

http://www.acaatinga.org.br/index.php/o-bioma/sobre-o-bioma/fauna/

             A evolução 
  Durante algum tempo, também entre herpetólogos, prevaleceu a idéia de que a caatinga não tinha fauna própria (Vanzolini 1974, 1976, 1988, Mares et al. 1981). Admitia-se que os répteis ali encontrados eram os mesmo que ocorriam no grande cinturão diagonal de formações abertas que se entende de Chaco ao nordeste brasileiro, passando pelo Cerrado (Vanzolini 1974, 1976).Hoje reconhecemos que foi uma visão apresentada, baseada em coleções pouco representativas, em amostragem geográfica insuficiente, má cobertura dos ecossistemas adjacentes e, especialmente, um conceito de Caatinga que, embora prevaleça e seja útil, não encerra  informação histórica
necessária para compreender a evolução da fauna do espaço geográfico em foco.

http://www.acaatinga.org.br/fotos/publicacoes/54.pdf

           A extinção


- Ararinha-azul

É uma ave exótica que está desaparecendo devido ao tráfico de aves. No total existem apenas 100 exemplares em cativeiro, sendo que a maioria está fora do Brasil.
O problema é que a destruição do habitat natural da Ararinha-azul dificulta a reprodução da espécie, que está seriamente ameaçada de extinção.

- Gato Maracajá

Este belo animal entrou em extinção devido a caça que sofria, pois sua pele era usada para confecção de casacos.
Além de ser caçado devido a sua pele, o gato maracajá também era caçado por traficantes de animais silvestres. E seu habitat está sendo destruído, prejudicando a reprodução da espécie.

- Bicho Preguiça

Está ameaçado de extinção na fauna da caatinga, pois sua população diminuiu devido ao tráfico de animais silvestres. Como sua alimentação é baseada nas folhas das árvores, o animal é bastante prejudicado devido ao desmatamento ocorrido na região.
É importante que as pessoas se dêem conta da necessidade de preservar este ecossistema tão rico, pois várias espécies animais e vegetais dependem dele.
Algumas plantas como o velame por exemplo, que é eficiente para combater a febre, podem ser utilizados na medicina como alternativa a remédios existentes.
Utilizar a diversidade da caatinga em projetos artesanais poderia trazer benefícios para a população e a ajudar a preservar a região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário